sexta-feira, 18 de junho de 2010

Iphan prioriza recuperação de sítio histórico

Ações fazem parte do projeto referente ao PAC das Cidades Históricas

O Parque Nacional Histórico dos Guararapes foi o tema central do encontro entre o prefeito jaboatonense, Elias Gomes, e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de Pernambuco, Frederico Almeida. A reunião aconteceu na última quarta-feira (17), no gabinete do prefeito, e contou também com a participação de outras autoridades municipais e da assessoria técnica do órgão.
Jaboatão dos Guararapes está preparando, em parceria com o instituto, um projeto de recuperação do parque, que fará parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. “Esse projeto é não apenas cultural, mas social também. Nosso objetivo é traçar idéias socialmente adequadas, que atendam a população”, assegurou Frederico Almeida. Para o presidente do IPHAN de Pernambuco é essencial fazer a recuperação desse espaço histórico, sem descuidar da população que vive dentro da área e no entorno.

Entre as propostas apresentadas, a criação de um anfiteatro e de um restaurante no local, além da recuperação e preservação do território e de um planejamento paisagístico. O resgate histórico da área também faz parte dos planos de renovação. “Quero levar os estudantes, os historiadores e a comunidade para o parque, promover aulas-espetáculo sobre a história local e fortalecer a encenação da Batalha dos Guararapes”, afirmou Elias Gomes. “Precisamos criar um movimento de amigos do parque, porque não estamos falando em um pedaço de terra qualquer”, disse Elias.

E realmente não é um pedaço qualquer de terra. É o local que testemunhou importantes batalhas, onde nasceu a pátria brasileira. Foi lá que os portugueses travaram duas batalhas contra os holandeses invasores no século XVII, garantindo a soberania local. A data de uma delas, 19 de abril de 1648, acabou por tornar-se dia do aniversário de exército. Pesquisas históricas apontam que a palavra “Pátria” foi utilizada em território brasileiro pela primeira vez no texto "Compromisso Imortal", relacionado com a invasão holandesa e assinado por 18 líderes locais em maio de 1645. “Não dá para compreender como o poder e os agentes públicos permitiram tamanho descaso com um pedaço tão importante da história brasileira”, lamentou Elias Gomes. “Vamos travar agora uma nova Batalha dos Guararapes, sem pólvora, sem tiros e sem chumbo. Uma batalha de idéias para materializar a preservação dessa parte de nossa história”, finalizou o gestor.

O projeto de resgate histórico prevê ainda mudanças na Estrada da Batalha. “Quem entra e sai de Recife passando pela Estrada não percebe que ela é o acesso ao parque que representa o berço da nacionalidade brasileira”, disse o presidente do IPHAN de Pernambuco. “Tudo o que se vê ali é a desorganização urbana”, completou Almeida.

Os gestores participantes da reunião concordam que o grande desafio com relação a esse projeto é tornar o parque um atrativo turístico e reduto da busca de conhecimento sobre um episódio essencial da história do país.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário